top of page

LIVELIKECHELLITO X ITSVANDUNEM

Heeyyy sweeties , hoje temos como primeiros convidados do blog Kaadja's Lifestyle, o Marcelo (Chellito) e o Telmo Van-Dúnem que são muito especiais para nós e aos quais, antes de mais, queremos agradecer pelo suporte que nos foi dado na abertura do blog. Muito obrigadooooooooo :)

Hoje o Telmo e Marcelo, que são irmãos portugueses mas com descendência angolana e que actualmente vivem em Londres, vão contar-nos um pouco das suas histórias e ficaremos a saber o porquê de se terem tornado bloggers, os desafios que as etapas de "ser blogger" apresentam, as mais valias, e algumas dicas e looks para aqueles que admiram o trabalho e dedicação dos bloggers masculinos.


LIVE LIVE CHELLITO X ITSVANDUNEM (BLOGGERS & FASHION STYLISTS)


KAADJA: Queridos convidados,contem-nos um pouco da vossa história, queremos que os nossos seguidores entendam quando e porque é que decidiram tornar-se bloggers .


Telmo: O bichinho pela moda já cá mora a algum tempo, curiosidade que o meu primeiro trabalho foi para a “Cerelac” em 1996, passando por um casting eu e mais 2 bebés, fomos capa de trás numa edição especial. Desde então só em 2011 comecei a interessar-me mais por moda quando já estava a viver em Inglaterra, o desejo de ser manequim/modelo surgiu mas sem nunca ir a castings e sem saber como era esse mundo, fui fazendo apenas secções fotográficas amadoras com amigos fotográfos. A minha “chegada de paraquedas” no mundo da blogosfera acontece nesse momento quando não sabia o que fazer com as fotos que ia tirando na altura, consequentemente um amigo mostrou-me uma plataforma onde podia criar o meu blog e meter as minhas fotos isto em finais de 2013 quando tudo começou.


Marcelo: No meu caso o gosto pela moda e a arte chegou um bocado tarde na minha vida, mas ainda tive tempo para acomodar-me e encontrar o meu espaço. O Instagram foi a chave para dar os meus primeiros passos como blogger e como artista também! Achei que era mais que uma simples rede social, um espaço onde podemos ser tudo que queremos e quando queremos. E a minha vontade de criar blog vem exactamente pelo o facto de eu poder mostrar mais do que uma simples foto do Instagram.


KAADJA: Como é o vosso dia-a-dia de bloggers ?


Telmo: É um dia normal como o de todo o jovem estudante e trabalhador. Visto que o meu blog é inclinado para a moda o meu dia é nesse mundo, quando não estou em casa basicamente por via de telemóvel (instagram principalmente) vejo fotos de outros bloggers, vou criando ideias para projectos futuros e fazendo publicações na página do blog no facebook, e no final do dia no computador dedico esse tempinho a tudo que directamente ou indirectamente interessa no progresso do meu blog. Nos dias que há disponibilidade estou na rua a ser fotografado para um novo post.


Marcelo:Concordo plenamente com o Telmo, é bastante calmo e tenho tempo para fazer tudo e mais alguma coisa como um jovem normal da minha faixa etária. Acordo cedo vejo as notícias (literalmente sobre moda) dou uma vista no e-mail e na minha página do Instagram se tiver trabalhos para o blog faço se não tiver dedico-me à escola ou ao desporto.


KAADJA: Quais foram e quais são as maiores dificuldades que encontraram e ainda encontram até hoje na vida de bloggers de moda?


Telmo: No inicio senti em todos os aspectos eu não sabia rigorosamente nada sobre blogs, foi uma questão de paciência em termos de pesquisas e comparação a bloggers bem sucedidos. A maior dificuldade no início foi como criar e manejar o blog, a linguagem que tinha de trazer a fim de captar atenção dos leitores e outros pequenos aspectos que fazem muita diferença no sucesso do blog. Já foram inúmeras as vezes em que pensei em desistir devido a pouca visibilidade que o blog tinha, mas o gosto pela "blogosfera" é enorme que me impede de desistir então foi necessário sentar e analisar o que andava a falhar e melhorar alguns aspectos cruciais.


Marcelo: Eu acho que para mim as dificuldades vieram com o tempo, especialmente com a consistência e a criatividade de criar novos posts. Achei que não era suficientemente bom para dar continuidade ao blog e que não iria ter sucesso com o conteúdo que apresentava, no qual achei que devia desistir e seguir outro rumo tais como a dança ou mesmo continuar com os estudos. Mas o destino achou que não devia parar e hoje em dia continuo a fazer arte e a mostrar o melhor de mim.





KAADJA: E quais são os aspectos que consideram cruciais?


Telmo e Marcelo: Estar envolvido! É importante estar em contacto, comentar outros blogs e trocar ideias com outros bloggers porque o facto de sermos bloggers não significa que não sejamos leitores ou seguidores de alguém ou de outros bloggers. Se fizermos isso de certeza que vamos receber algo em troca.

Criar uma estratégia de objectivos e de marketing.

Ser humilde e ambicioso pensamos que seja dos aspectos mais importantes em qualquer momento na vida.


KAADJA: Quanto ao reconhecimento e à repercussão dos vossos blogs?


Telmo: Tem sido um caminho a pequenos passos mas excelentes, estes passos têm sido bastante enriquecedores e valiosos para mim. É bom sair à rua e ser abordado por pessoas que dizem que gostam do meu estilo e perguntam onde comprei algumas peças e ficam admiradas por saber que é nas mesmas lojas que costumam ir, são elogios que fazem ganhar o dia. É óptimo também ter pessoas que pedem conselhos e ajuda em compras para mudar o seu estilo como já aconteceu algumas vezes.

São praticamente dois anos de Itsvandunem, no qual contou com ajuda de muitas pessoas ligadas à moda, comunicação social, música e outros ofícios. Antónia Prata (CEO Kimbo Magazine) foi a web designer, Josemar Afonso (CEO do Programa Alfa e Agenda Cultural de Luanda) tem sido o “mentor” no que toca às estratégias, meu irmão Marcelo por ser o fotógrafo de 95% dos posts, e outras pessoas, fashionistas, fotógrafos, bloggers, modelos, que de alguma maneira ajudaram e inspiram-me até hoje. Colaborei e ainda estou a colaborar com algumas marcas tais como Dirty Velvet (Reino Unido), Apparel Polo (Reino Unido), Mrs. Numala (Angola), EF (Angola) entre outras que é surpresa ainda, tem muita novidade a caminho. (risos)


Marcelo: É incrível as poucas e boas apreciações que eu recebo pelo trabalho que venho a fazer! Um comentário, um gosto, uma visualização ou uma partilha nas redes sociais é a chave para qualquer blogger, e quando nós recebemos esse tipo de apreciações dá-nos uma motivação extra para continuarmos a fazer aquilo que mais gostamos. Por vezes, as críticas não caem bem e é normal, mas também servem de lição e crescimento como blogger e como pessoa. De momento tenho algumas colaborações tais como a JORD (Estados Unidos) e a Cool Shit (Espanha, Barcelona) que vão levando o meu trabalho a outro patamar.


KAADJA: Se tivessem alguma dica a deixar para quem se inspira em vocês e também a quem abriu um blog de moda , o que diriam?


Telmo: Uma mensagem de agradecimento por ter a possibilidade de ser influente na vida de alguém, seja em que parâmetro for e, que continue porque acredito que o futuro sorrirá para mim.

Aos novos membros da blogosfera, sejam empreendedores, procurem sempre inovar e trazer sangue novo. Persistência é importante, vejam o sucesso dos outros bloggers como combustível e motivação para o vosso objectivo e sucesso.


Marcelo: Criem e desfrutem a oportunidade de conhecer coisas que vocês nunca pensaram que fosse possível, o mundo dos bloggers está aberto para toda gente não só na categoria de fashion mas as outras também. Potenciem o vosso o talento e gostos ao mais alto nível! Existem sempre pessoas à procura de novas inspirações e de inovações, que tragam algo ao mundo. Quero agradecer a quem me tem como seu guião e, para que não deixe de dar o seu máximo naquilo que faz. LET'S LIVE LIKE CHELLITO!




Esperemos que tenham gostado! Até ao próximo "Momento Com..."



XOXO!



bottom of page